Lagoa da Conceição: Prefeitura inicia construção de praça no entorno da nova ponte
Obras acontecem na Rua Henrique Vera do Nascimento, no Centrinho, ao lado da ponte atual
Foto: Prefeitura de Florianópolis
Em paralelo à obra de implantação da nova ponte da Lagoa da Conceição, a Prefeitura de Florianópolis deu início ao trabalho de revitalização do entorno da estrutura. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, o projeto inclui a implantação de uma praça e a continuidade do deck de madeira inaugurado no ano passado ao lado do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira.
A implantação da praça entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, na Rua Henrique Vera do Nascimento (intersecção com as ruas Rita Lourenço da Silveira e Senador Ivo D’aquino), teve início na semana passada. A nova praça deve ocupar uma área de aproximadamente 650 metros, terá piso de concreto e será estruturada com sanitários públicos acessíveis, bancos, mesas, paisagismo remodelado e iluminação mais qualificada, além de lixeiras.
O deck, por sua vez, está em construção desde outubro e irá até a cabeceira da ponte velha, que será demolida e dará lugar a uma área de contemplação da Lagoa. Todo o projeto de revitalização do entorno da nova ponte deve ser concluído no segundo semestre de 2025.

Andamento das obras da nova ponte
A Prefeitura de Florianópolis deve concluir até o final de fevereiro toda a estrutura de concreto do primeiro segmento da nova ponte da Lagoa da Conceição. Ele corresponde ao início da travessia sentido Centrinho – Avenida das Rendeiras, em cerca de 100 metros.
Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Infraestrutura, o objetivo é que toda a estrutura de concreto seja finalizada até o dia 23 de março, aniversário da cidade de Florianópolis. A partir daí, serão executados o asfaltamento, a pintura viária, a nova estrutura de acesso e outras obras complementares, como iluminação e segurança.
A previsão é a de que a abertura parcial (em uma das pistas) aconteça em abril, enquanto a abertura total ao tráfego deve ocorrer no mês seguinte.



