Carnaval 2025 atrai 1,5 milhão de foliões e movimenta Florianópolis
Festa contou com desfiles, mais de 100 bloquinhos e arenas distribuídas pela cidade. Foto: Allan Carvalho/PMF Florianópolis recebeu um público

Festa contou com desfiles, mais de 100 bloquinhos e arenas distribuídas pela cidade. Foto: Allan Carvalho/PMF
Florianópolis recebeu um público de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas durante o Carnaval 2025. O número, estimado pela Prefeitura da Capital em parceria com o Ministério do Turismo, SESC e a empresa Hit Makers, reflete o crescimento da festa, que este ano se espalhou por diferentes regiões da cidade com desfiles, blocos de rua e 12 arenas temáticas.
Para garantir a segurança e a mobilidade do evento, foram montadas operações estratégicas, incluindo uma Central de Segurança que reuniu equipes da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil. O trabalho conjunto permitiu um gerenciamento eficiente de ocorrências, enquanto equipes de limpeza mantiveram a cidade organizada durante os dias de festa.
A programação ainda segue até sábado, dia 8 de março, com o tradicional bloco “Quero Parar Mas Não Consigo”, ao meio-dia, na Arena Central Amstel, no Largo da Alfândega.
Samba na Passarela Nego Quirido e nas ruas de Floripa
O Desfile das Escolas de Samba, um dos momentos mais aguardados do carnaval florianopolitano, aconteceu nos dias 28 de fevereiro, 1º e 4 de março, reunindo cerca de 70 mil espectadores na Passarela Nego Quirido.
As arquibancadas lotadas acompanharam de perto a disputa pelo título, que foi anunciado na segunda-feira (3). O pódio ficou com as escolas Consulado, Embaixada Copa Lord e União da Ilha da Magia, respectivamente. Na terça-feira (4), as campeãs voltaram à passarela para um desfile comemorativo.
Além dos desfiles oficiais, o carnaval de rua manteve sua força, com mais de 100 bloquinhos levando multidões para diferentes bairros. A Prefeitura e entidades parceiras garantiram equipes de segurança e limpeza, reforçando a estrutura para os foliões.
Arenas ampliam o alcance da festa
Com o objetivo de descentralizar a folia e levar o carnaval a diferentes bairros, a organização do evento montou 12 arenas em pontos estratégicos da cidade. Até a terça-feira (4), mais de 650 mil pessoas passaram pelos espaços, que receberam artistas locais, regionais e nacionais. Os shows contemplaram diversos estilos musicais, incluindo samba, pagode, rock e música eletrônica.
As arenas foram montadas no Centro, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses, Tapera, Pântano do Sul, Sambaqui, Canasvieiras, Ponta das Canas, Campeche, Lagoa da Conceição, Lagoa e Continente. Todas as atrações foram gratuitas e abertas ao público.
A Arena Central, no Largo da Alfândega, se destacou com um palco 360º, permitindo melhor visibilidade das apresentações. A gestão dos espaços foi realizada pela empresa Hit Makers, do grupo 4Zero4, que estruturou as arenas com banheiros, bares e equipes de segurança para garantir o conforto dos foliões.
A Prefeitura de Florianópolis ainda disponibilizou um site, carnaval.floripa.com, onde os foliões podiam conferir todas as festas, shows e blocos que aconteciam na cidade, além de endereço, horários e outras informações sobre as festas.