Destaques

Floripa cria novo sistema de segurança com 700 câmeras, I.A e reconhecimento facial

Florianópolis amplia videomonitoramento com sistema de cercamento digital inteligente Nova central espelha câmeras da cidade e gera alertas em

Floripa cria novo sistema de segurança com 700 câmeras, I.A e reconhecimento facial

Florianópolis amplia videomonitoramento com sistema de cercamento digital inteligente

Nova central espelha câmeras da cidade e gera alertas em tempo real para a Guarda Municipal

A Prefeitura de Florianópolis implantou um novo sistema de cercamento digital para ampliar o videomonitoramento inteligente na capital. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, integra todas as câmeras já instaladas na cidade a uma nova central de monitoramento, localizada na base da Guarda Municipal, inaugurada na última semana.

Com o uso de inteligência artificial, as imagens captadas passam a ser analisadas em tempo real, permitindo a geração automática de alertas para as equipes de segurança. O sistema também conta com reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, com cruzamento de dados junto à Polícia Civil para identificação de foragidos da Justiça e apoio a ações de repressão a crimes.

Atualmente, Florianópolis possui mais de 700 câmeras instaladas em pontos estratégicos e áreas de grande circulação. Os equipamentos com leitores de placas estão concentrados especialmente nas entradas e saídas da Ilha, abrangendo as três pontes, além de vias como as avenidas Gustavo Richard, Mauro Ramos e da Saudade, entre outras.


Totens e áreas turísticas recebem reforço no monitoramento

O monitoramento em praças, calçadões e áreas de convivência também foi reforçado com a instalação de totens equipados com quatro câmeras do tipo PTZ, que permitem controle remoto, movimentação horizontal, inclinação e zoom. Todos esses equipamentos contam com tecnologia de reconhecimento facial.

No Norte da Ilha, novas câmeras e totens foram instalados em locais considerados estratégicos, como a entrada da praia de Canasvieiras e a Praça dos Ingleses, ampliando a vigilância em regiões de grande fluxo de moradores e turistas.

Outro ponto prioritário é o viaduto da Avenida Chico Mendes, na divisa com São José. O local teve o sistema de monitoramento ampliado nos últimos meses e segue como foco da administração municipal. As câmeras instaladas identificam movimentos suspeitos e geram alertas automáticos para a central da Guarda Municipal, permitindo resposta mais rápida na abordagem de foragidos.


Tecnologia integrada às forças de segurança

Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, o cercamento digital representa um salto tecnológico na política de segurança da capital.
É uma verdadeira muralha digital, equipada com o que há de mais avançado em tecnologia. Estamos investindo para apertar o cerco contra criminosos e garantir que Florianópolis continue sendo uma das capitais mais seguras do Brasil, com equipamentos modernos e integração com outras forças de segurança”, afirmou.

A expectativa da Prefeitura é que o sistema contribua para a prevenção de crimes, aumento da capacidade de resposta das forças de segurança e maior sensação de segurança para moradores e visitantes.

About Author

discover