Destaques

Guarda de São José vai passar a usar pistolas Glock em processo de modernização da corporação

A Guarda Municipal de São José, na Grande Florianópolis, está prestes a dar um salto tecnológico em seu aparato

Guarda de São José vai passar a usar pistolas Glock em processo de modernização da corporação

A Guarda Municipal de São José, na Grande Florianópolis, está prestes a dar um salto tecnológico em seu aparato de segurança. A prefeitura anunciou a aquisição de 128 pistolas semiautomáticas da marca Glock, calibre 9 mm, conhecidas mundialmente por sua confiabilidade, leveza e precisão. O investimento, de cerca de R$ 200 mil, marca uma das etapas mais significativas no processo de modernização da corporação e será realizado em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal.

Com a mudança, os agentes deixarão de utilizar o armamento antigo e passarão a contar com um dos modelos mais usados por forças policiais em mais de 100 países. A transição, no entanto, não será imediata. Os guardas receberão treinamento específico para o novo armamento, com previsão de implantação total ao longo dos próximos meses.

Para o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), a medida reafirma a prioridade dada à segurança pública e à valorização dos profissionais da linha de frente. “Estamos garantindo melhores condições de trabalho para os nossos guardas e mais segurança para os cidadãos. A modernização do armamento é fundamental para que a nossa Guarda continue atuando com eficiência e preparo, acompanhando os avanços tecnológicos e operacionais que a área exige”, afirmou.

A secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andréa Luiza Grando, diz que a compra das pistolas integra uma estratégia mais ampla de reestruturação da Guarda. Além do novo armamento, estão sendo adquiridos equipamentos complementares. “Estamos cuidando da segurança de quem cuida da cidade. Além das pistolas, iniciamos a compra de equipamentos de paramentação como coldres e porta-carregadores. Tudo isso para oferecer aos nossos agentes os recursos necessários para um serviço ainda mais profissional e eficiente”.

A reestruturação também reflete um movimento que vem ganhando força em diversas cidades brasileiras: a profissionalização das guardas municipais como força de apoio às demais instituições de segurança, especialmente em contextos urbanos complexos.

About Author

discover