Notícias

Papa canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial da Igreja

Conhecido como o “influencer de Deus”, Carlo ficou famoso por criar um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos

Papa canoniza Carlo Acutis, o primeiro santo millennial da Igreja

Conhecido como o “influencer de Deus”, Carlo ficou famoso por criar um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Foto: Divulgação.

O papa Leão XIV proclamou santo o jovem Carlo Acutis, reconhecido como o primeiro santo da geração millennial. A cerimônia de canonização aconteceu na Praça de São Pedro, e reuniu cerca de 80 mil fiéis.

Conhecido como o “influencer de Deus”, Carlo ficou famoso por criar um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja — um projeto pioneiro para sua época e que ajudou a difundir a fé no ambiente digital.

Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, Carlo faleceu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia. Sua vida chamou a atenção pela espiritualidade intensa, disciplina pessoal — incluindo o controle do tempo gasto em videogames — e dedicação às obras de caridade.

A canonização foi realizada no mesmo rito que elevou aos altares Pier Giorgio Frassati, outro jovem italiano conhecido pelo engajamento social e pela vivência da fé. Na homilia, o papa destacou que os dois novos santos transformaram suas vidas em “verdadeiras obras-primas dedicadas a Deus” e exortou os jovens a não desperdiçarem suas vidas, mas a orientá-las para o céu.

Para a Igreja, a canonização de Carlo Acutis representa um gesto de aproximação com as novas gerações, mostrando que fé e tecnologia podem caminhar lado a lado. Ele se torna, assim, um símbolo contemporâneo de santidade no mundo digital.

About Author

discover