Destaques

Florianópolis reduz em até 55% a defasagem escolar em apenas quatro meses

A rede municipal de Florianópolis registrou uma das maiores reduções de defasagem de aprendizagem dos últimos anos. Em apenas

Florianópolis reduz em até 55% a defasagem escolar em apenas quatro meses

A rede municipal de Florianópolis registrou uma das maiores reduções de defasagem de aprendizagem dos últimos anos. Em apenas quatro meses, o número de estudantes com dificuldades em Matemática caiu drasticamente, chegando a uma redução de 55% no 9º ano do ensino fundamental. Os dados fazem parte da Avalia Floripa, avaliação externa aplicada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em julho.

Os resultados mostram avanços expressivos também em Língua Portuguesa e em outros anos de ensino. No 2º ano, por exemplo, a defasagem em Matemática caiu de 23% para 7%, enquanto o número de alunos com aprendizado adequado saltou de 34% para 57%. No 5º ano, a defasagem na mesma disciplina caiu de 38% para 20%, e o índice de estudantes com conhecimento adequado subiu de 33% para 46%.

No 9º ano, a melhora foi ainda mais acentuada na Matemática: em abril, 82% dos estudantes apresentavam defasagem; em julho, esse percentual despencou para 37%. O número de alunos com conhecimento adequado, que era de apenas 3%, passou para 14%. Em Língua Portuguesa, também houve avanço — no 2º ano, a defasagem caiu de 47% para 26%; no 5º ano, de 18% para 11%; e no 9º ano, de 31% para 26%.

Para a subsecretária de Gestão de Educação da SME, Fabrícia Luiz Souza, os resultados confirmam que as ações implantadas no início do ano estão no caminho certo. “Pudemos ver na prática as melhorias no ensino. Os estudantes, que antes estavam em defasagem, agora apresentam um resultado adequado de aprendizagem em apenas quatro meses de aplicação do Floripa Mais Aprendizagem. Iremos continuar seguindo esse caminho para, em três anos, reduzir em até 60% a defasagem geral”, afirma.

Estratégia de ensino intensificada

O salto nos índices é reflexo de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura para acelerar a recuperação de aprendizagem. Entre elas estão a ampliação da educação integral no município, a elevação da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática de 4 para 6 aulas semanais, a distribuição dos livros LEIA (voltados para alfabetização) e Educa Floripa (com foco em recuperação de conteúdos do 9º ano), além de apoio pedagógico direcionado e turmas menores para recomposição de conhecimentos.

Outro destaque importante é a formação contínua de professores e o acompanhamento próximo das equipes da SME junto às escolas, ajustando estratégias de ensino conforme os resultados de cada ciclo de avaliação.

Segundo a gestão municipal, a Avalia Floripa será aplicada periodicamente, permitindo monitorar o desempenho e adaptar ações para manter o ritmo de avanço na aprendizagem.

About Author

discover