Destaques

Obras de restauração da antiga escola Antonieta de Barros já estão em andamento em Florianópolis

As obras que vão transformar o prédio da antiga Escola de Educação Básica Antonieta de Barros, no Centro de

Obras de restauração da antiga escola Antonieta de Barros já estão em andamento em Florianópolis

As obras que vão transformar o prédio da antiga Escola de Educação Básica Antonieta de Barros, no Centro de Florianópolis, começaram no último dia 11. O imóvel, tombado como patrimônio histórico, será restaurado e adaptado para abrigar o Centro de Memória e Cultura Professora Antonieta de Barros, espaço que vai preservar a trajetória da educadora, jornalista e política, além de valorizar culturas africanas e afro-brasileiras.

Com investimento de R$ 4,5 milhões — vindos de outorga onerosa e emenda parlamentar — e previsão de conclusão em um ano, a intervenção prevê reforço estrutural, restauro de pisos, esquadrias e fachada, além da instalação de sistema contra incêndio, redes elétrica e hidráulica novas, elevador e climatização. O projeto contempla ainda pátios para exposições, auditório, salas de oficinas culturais e áreas interativas dedicadas a Antonieta e à cultura negra catarinense.

O prédio, localizado na esquina das ruas Victor Meirelles e Saldanha Marinho, já teve diversas funções desde sua inauguração em 1953. Após ser tombado como patrimônio em 1986, deixou de atender estudantes em 2007 e ficou fechado desde então, até ser cedido ao município pelo governo do Estado.

Além do Museu Antonieta de Barros, que reunirá cartas, poemas e registros históricos, o centro cultural terá espaços para atividades abertas ao público — como oficinas de dança, música, capoeira e teatro — e um acervo permanente de Franklin Cascaes voltado à cultura negra..

Com a restauração em andamento, o prédio histórico deve voltar a ser, em 2026, um espaço vivo de memória, formação e convivência cultural, retomando o papel de ponto de referência para a cidade.

Quem foi Antonieta de Barros?

Antonieta de Barros, nascida em Florianópolis em 1901, foi a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e autora do projeto que instituiu o Dia do Professor no estado. Seu nome integra, desde 2023, o Livro de Aço dos Heróis e Heroínas Nacionais, em Brasília

About Author

discover