Destaques

Concerto gratuito da Orquestra de Cordas da Ilha esgota ingressos no TAC e divulga nova data

O concerto de abertura da temporada 2025 da Orquestra de Cordas da Ilha (OCI) está com todos os ingressos

Concerto gratuito da Orquestra de Cordas da Ilha esgota ingressos no TAC e divulga nova data

O concerto de abertura da temporada 2025 da Orquestra de Cordas da Ilha (OCI) está com todos os ingressos esgotados. A apresentação acontece nesta quinta-feira (5), às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, e trará ao palco um repertório inédito na cidade, com obras do período barroco interpretadas por solistas convidados e pela formação completa da orquestra.

Aos que garantiram presença por meio do Sympla, a recomendação é chegar com antecedência para aproveitar essa noite especial. Já quem não conseguiu ingresso nesta oportunidade poderá assistir à OCI em uma nova apresentação, com repertório diferente, no dia 7 de agosto, também no TAC. O projeto Relatos e Expressões da Música prevê 13 apresentações gratuitas em diferentes cidades de Santa Catarina, incluindo Blumenau, Itajaí, São José e Jaraguá do Sul. Os locais, datas e horários das próximas apresentações serão divulgados em breve.

“A alta procura mostra o interesse do público por concertos gratuitos e por repertórios inéditos. Estamos muito felizes em começar a temporada com casa cheia e justamente num momento em que a Orquestra inaugura uma nova fase, mais próxima da comunidade e com uma identidade visual que traduz esse espírito. Queremos que cada vez mais pessoas se sintam convidadas a viver essa experiência”, afirma Paulo Mattos, diretor geral e contrabaixista da OCI.

O repertório da apresentação desta quinta-feira inclui peças de Giuseppe Brescianello, Johann Hasse, Francesco Mancini, Domenico Sarro e J.C.F. Bach, além de Vivaldi — interpretadas pelos solistas Juan Rossi (violino), Marcos Pablo Dalmacio (mandolina barroca) e pelo solista convidado Vinícius Chiaroni (flauta doce). O concerto também conta com a participação do músico convidado Marcos Holler (cravo).

A apresentação também marca os 20 anos da Orquestra e a estreia de sua nova identidade visual, que reforça o vínculo com a Ilha e com a diversidade cultural catarinense.

Músicos em destaque

A Orquestra de Cordas da Ilha reúne um time experiente e atuante na cena cultural catarinense:
Solistas desta apresentação:

Vinícius Chiaroni – solista convidado (flauta doce), especialista em música antiga com carreira internacional e doutorando pela UDESC
Juan Rossi – solista (violino), mestre pelo Mozarteum Salzburg, spalla da OCI e referência na cena erudita catarinense
Marcos Pablo Dalmacio – solista (mandolina barroca), diretor artístico da OCI, multi-instrumentista com atuações na América do Sul e Europa

Demais músicos da formação e convidado:

Violinos I: Juan Rossi (spalla), Ricardo Müller, Allan Jordan
Violinos II: Marcos Pablo Dalmacio, Fabiane Suzuki, Raiza Diatel
Violas: Gabriel Niebuhr, Pedro Bernardo
Violoncelos: Víctor Hugo Ruíz Reggiardo, Lucas Ropelato Voltolini
Contrabaixo: Paulo Mattos
Músico convidado (cravo): Marcos Holler

About Author

discover