Destaques

Em menos de um ano, MultiHospital de Florianópolis supera 200 mil atendimentos e reduz filas por exames

Foto: Leo Russo/PMF Inaugurado há menos de um ano no Sul da Ilha, o MultiHospital Florianópolis já impacta significativamente

Em menos de um ano, MultiHospital de Florianópolis supera 200 mil atendimentos e reduz filas por exames

Foto: Leo Russo/PMF

Inaugurado há menos de um ano no Sul da Ilha, o MultiHospital Florianópolis já impacta significativamente a rede pública de saúde da capital catarinense. Com mais de 200 mil atendimentos realizados e 170 mil exames concluídos, a estrutura municipal registra redução histórica nas filas de espera — em especialidades como pediatria, a queda chega a 99%.

Desde sua abertura, em julho do ano passado, o hospital atendeu aproximadamente 18% da população da cidade. Somente na especialidade de raio-X, a fila para exames adultos foi reduzida em 76%, enquanto os pediátricos praticamente zeraram. Exames laboratoriais atingiram a marca de 97% da demanda represada atendida, e as endoscopias tiveram redução de 30% na espera.

“Esse é o primeiro hospital público municipal da cidade, que está transformando a vida de muita gente, seja na realização de um exame ou na entrega de um óculos na ótica pública. Seguimos trabalhando para ampliar a realização de exames e estamos focados no projeto do MultiHospital do Norte da Ilha, para ampliar ainda mais os serviços para a população”, explica o secretário Almir Gentil.

Um complexo com múltiplos serviços

Com mais de 13 mil m², o MultiHospital reúne em um só local diferentes serviços de saúde pública. O Hospital Dia já realizou 33 mil atendimentos, com foco em consultas especializadas, exames e cirurgias de baixa e média complexidade, que não exigem internação prolongada.

A UPA Sul, integrada ao complexo, opera 24 horas com atendimento de urgência e emergência, incluindo suporte odontológico e exames rápidos. Desde a inauguração, foram mais de 99 mil atendimentos.

A saúde mental também tem espaço garantido. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h realizou 11 mil atendimentos a pessoas em crise, tanto crianças, adolescentes quanto adultos. Já o Espaço Acolher Floripa, que integra ações de saúde e segurança pública para casos de violência, atendeu cerca de mil pessoas, com apoio da Polícia Civil e Científica.

Inovação e formação

Além dos atendimentos médicos, o MultiHospital abriga a primeira Ótica Pública da cidade, que já entregou mais de 12 mil óculos, e a Escola de Saúde Pública Municipal, voltada à formação em residência médica com foco no SUS. O local também sedia a 2ª Delegacia de Polícia da Capital, reforçando a articulação entre saúde e segurança.

About Author

discover