Destaques

Santa Catarina registra aumento de 71,7% no turismo internacional em 2024

Com um aumento de 71,7% no número de turistas internacionais, Santa Catarina se destaca como um destino crescente, impulsionado

Santa Catarina registra aumento de 71,7% no turismo internacional em 2024

Santa Catarina registrou um aumento de 71,7% no número de turistas internacionais em 2024, segundo dados do Ministério do Turismo. Com 495 mil visitantes estrangeiros no último ano, o estado ocupou a segunda posição no ranking nacional de crescimento do setor, ficando atrás apenas de Roraima.

Entre os fatores apontados para esse avanço está a abertura de novas rotas aéreas internacionais, viabilizadas por parcerias entre o estado e a iniciativa privada, como a colaboração com a Floripa Airport. O voo direto entre Florianópolis e Lisboa é um exemplo relevante, atraindo turistas e promovendo o estado no mercado português, com ações específicas como a visita de jornalistas especializados. Além da conexão com a capital portuguesa, o aeroporto opera voos diretos para destinos como Panamá, Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Santiago, Montevidéu, Lima e Assunção.

No contexto nacional, o Brasil alcançou um marco em 2024, recebendo 6,65 milhões de turistas estrangeiros — um aumento de 12,6% em relação a 2023. Esse crescimento reflete uma maior integração do país ao mercado global de turismo, após um período de retração.

Apesar do avanço catarinense, estados como São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412) continuam sendo os principais pontos de entrada de visitantes internacionais no Brasil. No entanto, os números indicam que Santa Catarina começa a se consolidar como um destino de destaque, reforçando sua relevância tanto para turistas quanto para investidores no setor.

Em nível nacional, os principais emissores de turistas para o Brasil em 2024 foram a Argentina, com 1.953.548 visitantes, e os Estados Unidos, com 696.512. A movimentação econômica gerada por esses visitantes alcançou um recorde histórico de mais de R$ 42 bilhões, mantendo o turismo como um importante motor para a economia brasileira.

About Author

Leonardo Mosimann Estrella

Administrador e jornalista profissional, especialista em marketing, comunicação pública, gestão de crise e gestão de pessoas. Mestre e doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, com mais de 15 anos de experiência em políticas públicas e concessões. Cursa também Ciências Econômicas e é docente na área de Administração.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *